Episódio 1 – Roubar sinal wi-fi é crime?

pringles1.jpg
[genova engine]
Neste episódio 1 discutimos se furtar sinal aberto de wi-fi é crime ou não, além de outras coisinhas

Downloads:
Episódio 1 (MP3, 64 kbps, 22′00″, 10,07 MB)
[audio:http://feeds.feedburner.com/~r/decodificando_podcast/~5/136857265/Decodificando001.mp3]
Episódio 1 low (MP3, 16kbps, 22′00″, 2,51 MB)
Episódio 1 zip (MP3, 64 kbps, 22′00″, 9,95 MB)

Tópicos:
Notícias
Cartas de Darwin na Internet (0’00”)
Estupro no Second Life (2’05”)
Crime Impossível na prova! (3’03”)

Pauta
– O que é wi-fi? (5′:00”)
– Furtar sinal de Wi-fi é crime? (9′:10”)
– Carregar celular na faculdade é crime? (17’27”)
– Sinal de Wi-fi faz mal a saúde? (19’35”)

Link Curioso:
http://www.odontopalm.com.br/gsf/arquivo/2007/04/nerd_uma_ova.html

Editado: Por favor, comentem!!!Precisamos de incentivos!! rs rs rs rs

Compartilhe este texto via Orkut Compartilhe este texto via Facebook Compartilhe este texto via Twitter Compartilhe este texto via UEBA

23 Comments so far

  1. NeLaS on May 22nd, 2007

    Gostei! Ficou muito legal e bem feito, parabéns!

    Qual vai ser a freqüência de publicação?!?

    abraços!

  2. jonny on May 22nd, 2007

    Ola Nelas!

    Na teoria seria semanal, mas pelo jeito vai ser quinzenal :). É muita coisa para pesquisar!

    Obrigado pela visita!

  3. […] Bom, de qualquer modo já temos a resposta levantada no Podcast 1 do decodificando. […]

  4. Alessandro on June 2nd, 2007

    Bem, não sei de quando é este tópico, mas eu estava pesquisando na internet sobre se usar rede wi-fi de outrem era crime e achei o áudio de vcs. Gostei muito, ficou bem legal e gostoso de ouvir! Parabéns.

    Aliás, adorei a citação dos Mythbusters a respeito do celular nos postos de gasolina pra dar embasamento ao argumento, hahah.

  5. Bia on June 4th, 2007

    Po gente!
    só agora ouvi o episódio 1! Ameeei! Não imaginava q tinha tanta pesquisa rsrsrs – desculpem a minha ignorância,pois até outro dia eu nem sabia o q era podcast.
    Vcs estão de parabéns pq fazem um trabalho sério, bem-humorado e acessível a todos.
    bejao 😀

  6. Jonny Ken Itaya on June 19th, 2007

    Alessandro!!

    A Dani é viciada em TV a cabo! ela assiste tudo! rs rs rs

    Tem uma pizzaria em SP onde o caixa é o clone do cara do Mythbusters! 😀

  7. […] sábado na segunda já muda tudo? Aconteceu com a história do wi-fi e as crianças na inglaterra (podcast1) e agora com o milho transgênico recém liberado (podcast […]

  8. Anny Rose on July 24th, 2007

    Olá, Jonny, Amanda, Dani. Como vão?

    Essa coisa dos participantes serem de áreas diferentes, ficou bem interessante, pois isso torna possível direcionar diversas opiniões no ponto de vista de áreas bastante diferentes. Fazendo uma analogia, é como ver um vídeo de vários ângulos.

    Sobre o sinal de Wi-fi, na minha opinião, independente do uso que a pessoa faz de sua rede, é um furto significante. Mesmo que ele não use a rede absolutamente para nada, por exemplo – só um exemplo – se uma pessoa contrata um plano e durante todo o tempo não utiliza para nada, acho que isso não tornaria algo insignificante, pois você está pagando por um serviço exclusivo.

    Abraço à todos.

    p.s: Porque se despediram entre si – no final – se estavam juntos? :s

  9. Dani on July 26th, 2007

    haha… Boa Pergunta Anny… não faço a menor idéia. Poderia dizer que é porque já vamos embora depois, mas ainda demora algum tempo para arrumar o arquivo então isso nunca acontece.

    Sobre a relevancia do furto, eu concordo com você, mas como tudo no direito certamente existirão pessoas para discordar. Acho que muitas vezes o dificil pode ser explicar essa relevancia para o juiz, caso ele seja alguem que não entende muito de tecnologia.

    Obrigada pelo comentário. Abraços.

  10. Amanda on July 26th, 2007

    Que puxa… a Dani estragou minha brincadeira! Eu ia dizer que era mesmo uma despedida, pq só nos encontramos para gravar os podcasts, é puramente profissional, na verdade nós nos odiamos…rsrs.
    Fizemos isso no episódio 0 e continuamos… ah, fica bonitinho, vai! Assim os ouvintes gravarão mais rapidamente nossos nomes, ficarão em seus subconscientes, eles sonharão conosco e vão querer ouvir mais e mais e mais…. hahaha.
    Obrigada pela audiência! Continue comentando e sugestões são sempre bem-vindas!
    Abraços

  11. Jonny Ken Itaya on July 26th, 2007

    o pior que a gente nunca vai embora! a gente sempre vai depois ao cinema! RA RA RA

  12. […] > Episódio 1 – Roubar sinal wi-fi é crime?>> Wi-Fi é inofensivo para saúde, conclui estudo>> Proibida a venda do milho transgênico […]

  13. Paulo Ricardo Rossi on October 22nd, 2007

    Não pode ser crime. A legislação da ANATEL diz que você só pode efetuar transmissões sem requerer uma licença especial se o sinal não ultrapassar o limite da sua propriedade. A analogia seria a da emissora pirata.

  14. Rafael Ravara on March 17th, 2008

    olá. vocês até podem ter razão que furtar sinal wi-fi é crime. mas quem têm uma rede sem fios pode criar uma password de acesso para que mais ninguém use. por isso eu acho que não é crime.

  15. Rogerio Galiani on May 22nd, 2008

    Olá Adorei o Podcast….Sou Tecnico em ionformatica e achei interessante o assunto….Como disse nosso amigo acima…acho que crime seria vc roubar um sinal protegido ou decodificado..mas um sinal aberto não….E aproveito a faço um apelo..para que nossos governantes liberem o acesso gratuito.Já ouvi dizer que em algumas cidades do interior de São Paulo disponibilizam desse serviço…..
    Um grande Abraço….e parabéns pelo post…

  16. Victor on June 11th, 2008

    Não é crime. Não há crime sem lei anterior que o defina. O art. 155, par. 3º prevê crime o furto de energia elétrica ou outra energia com conteúdo economico, o que não é o caso. Sinal Wi-fi não é energia. A jurisprudência já inclina no sentido de “gato” de tv a cabo ser fato atípico, não poderia um sinal de Wi-fi ser crime. Ainda mais se considerarmos que nõa há fraude, ou mesmo prejuízo financeiro à alguém. Não há decréscimo patrimonial. De qualquer forma, não recomendo que ninguém faça, pois é pelo menos imoral ou um ilícito civil, pois prejudica o titutal do sinal (radiofreqeuência), deixando mais lenta aconexão alheia.

  17. Laurence on June 29th, 2008

    Muito boa a discussão, no entanto, ainda que inexistente jurisprudência sobre o tema furto de Wifi, gostaria de lembrar que no direito penal brasileiro a analogia “in malan part” não é permitida, não havendo como extender o tipo penal de furto de energia elétrica ao de sinal wifi. A energia elétrica não é irradiada pelo ar, livremente. É cabeada e disponibilizada para determinada pessoa. Já o wifi, sem Wep ou senha, emitido ao ar livre, é totalmente diferente! Gostaria de lembrar que na Ingralterra existe lei sobre o fato específico, aqui não! Assim impossível a afirmação tão segura de dolo direto…o dolo direto de ligar seu computador e receber sinal wifi!? Poderíamos admitir dolo direto se, por exemplo, houvesse rompimnento de senha ou uso de programa para burlar a captação de wifi. Neste caso sim poderíamos começar a pensar em tipificação penal, quando, por exemplo, aquele que viola senha e faz uso do sinal wifi, ainda o redistribui para terceiro, caso por exemplo em que incidiria no artigo 171 do CP! Enfim, o tema é interessante, e provavelmente a discussão será objeto de discussão jurisprudencial, portanto, afirmar-se com tanta certeza que a capatação de sinal wifi irradiado sem senha ou criptografia é furto “qualificado” seria no mínimo precipitado, o assunto merece muito mais estudo, sendo provavelmente, na minha opinião fato atípico (fato não criminoso).

  18. junior on July 28th, 2008

    ola tenho sinal de tv a cabo

    gostaria de saber o q tenho q fazer para criar ou comprar um aparelho q eu possa ter acesso a internet sem pagar internet via a cabo?

  19. djofres on October 28th, 2009

    OI MEU NOME É IGOR E EU SEMPRE OUÇO O PODCAST DE VCS!!!

    NUNCA FUI MTO DE GOSTAR DE PODCAST!!!
    MAS O DE VCS MUDOU TOTALMENTE AS MINHA IDÉIAS!!!
    VCS SÃO D

    CONTINUEM SEMPRE ASSIM!!!

    VARIOS AMIGOS MEUS OUVEM, MAS QUASE NENHUM COMENTA!!!

    ATÉ COLOQUEI O LINK DE VCS NO MEU ORKUT!!!

    SE VCS KISEREM ADD TA LÁ!!!

    [email protected]

  20. Crea un account gratuito on April 12th, 2023

    Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

  21. Dang k'y on May 10th, 2023

    Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://www.binance.com/vi/register?ref=53551167

  22. cuenta de Binance on May 15th, 2023

    Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://www.binance.com/es/register?ref=V3MG69RO

  23. gate io coin on June 8th, 2023

    This article opened my eyes, I can feel your mood, your thoughts, it seems very wonderful. I hope to see more articles like this. thanks for sharing.

Leave a reply