Tratamento genético contra HIV

Um novo tratamento contra a Aids começou a ser testado em humanos na Califórnia (EUA). A técnica consiste em modificar a informação genética dos linfócitos T auxiliares dos indivíduos soropositivos. Os linfócitos T auxiliares fazem parte do sistema imunológico e são as células infectadas pelo vírus HIV. Para que o vírus penetre nestas células, ele liga-se a proteínas de membrana. Já dentro da célula, o vírus passa a usar toda a maquinaria molecular dela para reproduzir-se e a célula começa a sintetizar proteínas virais. Os linfócitos T auxiliares são, então, reconhecidos como patógenos e destruídos por outras células do sistema imunológico, causando a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).

Neste novo tratamento, o paciente receberá suas próprias células do sistema imunológico modificadas geneticamente. Os genes introduzidos farão com que as células reconheçam o HIV como uma ameaça e estimularão os mecanismos de defesa do indivíduo, prevenindo a duplicação da célula infectada. Técnicas semelhantes já tem sido utilizadas com sucesso no tratamento de doenças auto-imunes.

É importante salientar que não é a cura para a Aids, e sim uma tentativa de controlar o vírus ou reduzir sua presença para que os pacientes precisem de menos remédios. Não é a cura, mas pode ser o caminho…

Compartilhe este texto via Orkut Compartilhe este texto via Facebook Compartilhe este texto via Twitter Compartilhe este texto via UEBA

9 Comments so far

  1. Danielle Toste on July 27th, 2007

    Amanda, isso me lembra aquela questão das patentes de remedios e tecnologias na area da saúde, será que caso esse tratamento seja eficaz, sendo a AIDS uma doença tão seria, seria justo que a empresa cobrasse valores altissimos por esse tratamento? ao mesmo tempo, seria justo quebrar a patente de uma empresa que dedicou muito tempo e dinheiro para desenvolver esse tratamento?

    Estou procurando mais informações sobre o assunto e depois faço um comentário decente.

  2. Jonny Ken Itaya on July 27th, 2007

    Eu não se acontece isso de verdade, mas partindo do pressuposto que a industria farmaceutica tenta descobrir a cura da Aids para ficar trilhonária, essa onda de quebra de patentes aqui no Brasil não acaba desmotivando a pesquisas de industrias farmaceuticas brasileiras?

    Olhando para o lado do empresário dono da industria farmaceutica: Para que eu vou investir milhões sendo que assim que eu lançar no mercado o governo vai quebrar a patente e eu vou ficar a ver navios?

    Que fique bem claro! Sou a favor da quebra das patentes, mas tenho medo que isso acabe atrasando o desenvolvimento de uma cura, principalmente por pesquisadores brasileiros

    Ps: Tudo bem que a grande maioria deles aqui no Brasil estão em faculdades e são financiados pelo governo…

  3. Jonny Ken Itaya on July 27th, 2007

    Caramba Dani… postamos juntos a mesma coisa! rs rs rs

  4. ana anderson on March 21st, 2008

    e realmente uma pena nao terem descoberto a cura do hiv, e se ja esta ai a cura, divulguem!!!! porque a unica esperança que a humanidade tem é que venha jesus cristo para salvar a humanidade… a minha historia: contrai o virus e tenho uma filha, ela ja nao tem pai! pensem nisso…

  5. eunice pereira on June 2nd, 2008

    todos nos podemos ver que o hiv nao tem cura, pela medicina, mas podemos analisar que, podem haver medicamentas naturais a base de plantas ou ervas que curam… pensem nisso. pessoal, nao se desesperem continuem a lutar. bj

  6. gledcia on August 27th, 2008

    eu queria saber mas sobre o tratamento se e eficaiz e como fazem para intruduzirem os limfocitos t geneticamente modificados.bjs

  7. Jilsilene Ramos on December 3rd, 2008

    Existem mais noticias sobre esse tratamento. Gostaria de mais informações.

  8. binance coin on April 5th, 2023

    Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

  9. gate.io on June 8th, 2023

    I may need your help. I tried many ways but couldn’t solve it, but after reading your article, I think you have a way to help me. I’m looking forward for your reply. Thanks.

Leave a reply