Horário de Verão e a Economia de Energia

Respondendo ao Post “Horario de Verão e Danos à Saúde” da Danielle Toste

Essa parte é da Amanda, mas eu vou dar meu pitado do que eu acho!

Existe uma coisa que chamamos de Ciclo circadiano, que grosseiramente falando é nosso ciclo biológico. É aquela fome na hora do almoço, o sono lá pelas 10 da noite, etc… Ela é controlada pela luz, através de uma substância chamada melatonina!

Qual a diferença entre o horário de verão e uma viagem até o Paraguai (1 horas a menos)? É que na viagem ao Paraguai, o ciclo de luz é o mesmo que você está acostumado, só que com 1 hora de diferença do que você está acostumado*. Você VAI continuar comendo ao sol do meio dia, só que o “sol do meio dia” acontecerá 1 hora depois do que você está acostumado! No final das contas, seu corpo acaba acertando esse “atrado” no sol do meio dia!

No horário de verão acontece uma mudança bem diferente! Seu corpo está acostumado a comer no Sol do meio dia, mas ele vai começar a comer no sol das 11 da manhã! Isso para o corpo é péssimo! Mas nada que você não possa se acostumar

* redundancia proposital para facilitar o entendimento 🙂

Agora a minha parte relacionado a tecnologia:

A grande vantagem não é a economia que ela gera, mas sim o desafogamento do consumo de energia.

Em dias normais acontece uma coisa que chamamos de “pico de energia”. As empresas normalmente estão trabalhando a todo vapor das 8 da manhã as 20 da noite! Só que milhões de pessoas saem de seus trabalhos e voltam para casa, ligam TV, tomam banho, etc, etc, etc.

O resultado é que entre as 18 e 20 horas milhões de pessoas utilizam energia ao mesmo tempo que as indústrias, e isso causa um pico de energia.

A vantagem do horário de verão é que as pessoas voltam para suas casas e não acendem as luzes, ou vão para outros lugares como praia, barzinho, restaurante, parques. Isso dá uma ótima desafogada na distribuição de energia.

E também causa uma economia considerável. Algo como “consumo de uma cidade como Campinas”.

Minha opinião: Nas primeiras semanas é bem duro, mas eu prefiro COM horário de verão!

Ps: O Jornal Nacional no Acre em época de horário de verão no sudeste começa as 5:30 da tarde!

Compartilhe este texto via Orkut Compartilhe este texto via Facebook Compartilhe este texto via Twitter Compartilhe este texto via UEBA

5 Comments so far

  1. Wilson on August 7th, 2007

    Bem, tive uma dúvida quanto ao sol do meio-dia. Senão, vejamos: Se eu acordo em julho, às 5:30 h (não vem ao caso se sou tarado ou não) com o dia escuro e em setembro, antes do horário de verão, eu já acordo no mesmo horário, com o sol quase apino, o horário de verão não seria justamente o ajuste do sol do meio-dia ?

  2. [email protected] on September 21st, 2008

    Eu acho que as vantagens são que nós gastamos menos forçá e também quando vamos viajar para a praia ficamos mais tempo .
    Também temos mais tempos de lazer para aproveitarmos .
    Essá é a minha opinião

  3. bıtcoın on March 5th, 2023

    Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

  4. gate io fund password on March 5th, 2023

    I agree with your point of view, your article has given me a lot of help and benefited me a lot. Thanks. Hope you continue to write such excellent articles.

  5. Tutorial de trading en gate io on June 18th, 2023

    Reading your article has greatly helped me, and I agree with you. But I still have some questions. Can you help me? I will pay attention to your answer. thank you.

Leave a reply