XI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal – Florestas ou etanol?

No último Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, realizado em Gramado de 09 a 14 de setembro, uma das palestras mais comentadas foi a ministrada pelo Prof. Marcos Silveira Buckeridge, da USP, intitulada “Florestas ou etanol: como a fisiologia vegetal pode ser estrategicamente usada para atingir a melhor escolha?” (traduzido). Para o professor, a mitigação da emissão de CO2 tem dois lados: a manutenção das florestas e dos serviços dos ecossistemas (sustentabilidade) e a produção de biocombustíveis.

Em estudos de sua equipe com jatobá, foi verifacado que esta espécie tem capacidade para seqüestrar CO2 e armazená-lo na forma de celulose, o que seria uma característica das espécies da amazônia, mas que varia de acordo com o processo de sucessão ecológica. Em pesquisas com cana-de-açúcar, também foi observado aumento da fotossíntese e, conseqüentemente, de biomassa, fibras e sacarose, apesar de ser uma planta C4.

No Brasil, ente 2005 e 2006, foram produzidos 400 milhões de toneladas de cana, sendo que 90% é constituído por água, ou seja, 40 milhões de toneladas correspondem à massa seca. Dessa massa seca, 40% é carbono, ou seja, 16 milhões de toneladas. Mas….. metade é para a produção de açúcar e as florestas tropicais absorvem 70 bilhões (!!!) de toneladas de carbono. Em suma, a produção de cana cobrirá 0,01% das florestas queimadas.

Existe uma maneira de minimizar o dilema manutenção das florestas x produção de etanol? Para o Prof. Buckeridge uma boa alternativa é a produção de cana com corredores de floresta, desta forma estariam garantidos a produção do biocombustível, um maior seqüestro de CO2 e os serviços do ecossistema. Este é o chamado “environmental friendly ethanol”, já implantado em alguns locais, como às margens da Rodovia dos Bandeirantes.

Mas, será tão simples assim? O que meus colegas biólogos acham?

Compartilhe este texto via Orkut Compartilhe este texto via Facebook Compartilhe este texto via Twitter Compartilhe este texto via UEBA

5 Comments so far

  1. Jonny on September 24th, 2007

    Pessoalmente acho que algum cientista vai inventar um aparelhinho movido a energia solar que fica capturando CO2 e transformando em açucar comestivel!

    Uma planta-máquina de alta produção, que vai ser espalhada pelo planeta e diminuir o CO2…

    Só que a produção de açucar vai dar tanto $$$ que todos os paises vão utilizar a máquina, diminuindo consideravelmente a quantidade de CO2, fazendo com que o planeta terra fique mais frio durante a noite!!!

    Ai vamos queimar madeira para aquecer e liberar CO2…

    Ai vão acabar com as matas…

    e ai…
    e ai…

    (nossa!!! não é que isso daria um ótimo roteiro de filme?)

  2. binance trading fees on April 7th, 2023

    Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

  3. Kayıt Ol | Gate.io on May 10th, 2023

    At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.

  4. Cod Binance on May 16th, 2023

    Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://www.binance.com/ro/register?ref=S5H7X3LP

  5. Cryptocurrency Prices on May 24th, 2023

    The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you. https://www.gate.io/tr/signup/XwNAU

Leave a reply