Insetos podem elucidar mortes misteriosas

A entomologia forense, uma área da ciência que se tornou conhecida por causa dos seriados americanos, tem se desenvolvido no Brasil levando-se em consideração a fauna e as características ecológicas daqui.

Quando os exames de praxe que levam em consideração o estado de conservação e o grau de rigidez do corpo, por exemplo, são insuficientes para determinar a data da morte, pode-se recorrer à identificação dos insetos que se alimentam da matéria orgânica em decomposição. Os vários estádios de desenvolvimento dos insetos (eclosão do ovo, transformação em larva ou em pupa) são controlados pela temperatura do ambiente e a disponibilidade de alimento. Como nesses casos comida é o que não falta, a partir da temperatura do corpo e do ambiente é possível estimar quanto tempo levou para que os insetos atingissem o estádio em que foram encontrados e, assim, determinar quando ocorreu a morte.

Já estou até vendo… Uma das novas armas dos criminosos será um poderoso inseticida!

Compartilhe este texto via Orkut Compartilhe este texto via Facebook Compartilhe este texto via Twitter Compartilhe este texto via UEBA

7 Comments so far

  1. Jonny on October 8th, 2007

    Daqui a pouco vão analisar pelo cheiro!!! se o cachorro latir 4 vezes, a pessoa morreu 4 horas atrás!!

    ps: Vivendo e aprendendo… para Biologia o correto é mesmo “Estádio de crescimento”! Quebrei a cara!

    http://sualingua.com.br/07/07_estadio.htm

  2. Amanda Wanderley on October 8th, 2007

    Vejam só, talvez não estejamos tão longe disso! Nariz eletrônico que cheira doenças!
    http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/estado/2007/10/08/ult4513u473.jhtm

  3. Dani on October 8th, 2007

    O.O nossa!

  4. cleudir on May 9th, 2009

    Olá a matéria aí é de 2007, mas, só agora pude ler sobre os insetos (moscas) em cadáveres.Eu sou Policial e consegui que exumassem um cadáver de um homem que havia morrido em um terreno baldio e ficou lá por 08 dias e já estava tomado por larvas de moscas.Os legistas disseram tratar-se de morte natural (coração), mas, pela análise das fotos notei na coxa direita do morto, uma ferida com larvas em adiantado estágio de desenvolvimento, levando a crêr que as moscas estiveram alí primeiro que em outros lugares.Conclui que havia um ferimento alí na coxa antes do homem morrer. Exumou-se o cadáver e descobriu-se que o cara tinha uma fratura no crânio.Ele foi atropelado machucou a coxa e a cabeça e jogaram ele no terreno baldio.Viu a observação do estágio de desenvolvimento do inseto ajudou a solucionar a causa morte.Tchau.

  5. binance futures fees on April 8th, 2023

    Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

  6. tarjeta binance on April 10th, 2023

    Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

  7. gateio token on May 20th, 2023

    I am a website designer. Recently, I am designing a website template about gate.io. The boss’s requirements are very strange, which makes me very difficult. I have consulted many websites, and later I discovered your blog, which is the style I hope to need. thank you very much. Would you allow me to use your blog style as a reference? thank you!

Leave a reply