Decodificando 17 – Biopirataria

17-biopirataria

Demorou, mas enfim saiu! Neste episódio, Amanda Wanderley, Danielle Toste e Jonny Ken discutem sobre a biopirataria no Brasil. Problemas com extinção, roubo de conhecimentos tradicionais e até a perda de patrimônio genético para pesquisas no exterior!

Neste episódio tem também mais uma promoção – Sortearemos o livro “A cabeça de Steve Jobs” de Leander Kahney! Até o final do ano publicarei uma resenha do livro, mas já dá para ver que o livro vale a pena!

Para concorrer ao livro, basta ouvir o podcast e seguir “as instruções”.

a-cabeca-de-steve-jobs

Agradecimentos a Editora Agir e o pessoal da Agência Frog que nos ofereceu o livro (para resenha e para o soretio)

Links:

Liliana – Contra a Obrigatoriedade de Receitas Médicas Impressas no Computador
HowStuffWorks – Introdução à biopirataria

Relatório final da CPI da Biopirataria

Episódio 17 (MP3, 64 kbps, 46′56″, 22,5MB)
[audio:http://feeds.feedburner.com/~r/decodificando_podcast/~5/497353213/Decodificando017.mp3]
Episódio 17 baixa qualidade
(MP3, 16kbps, 46′56″, 5,4MB) – Para conexão discada / celular.
[audio:http://www.decodificando.com.br/podcasts/Decodificando017low.mp3]
Episódio 17 zip
(MP3, 64 kbps, 46′56″, 21,0MB)

A minutagem fica para depois (da última vez que falei isso, nada de minutagem até hoje)!

Compartilhe este texto via Orkut Compartilhe este texto via Facebook Compartilhe este texto via Twitter Compartilhe este texto via UEBA

10 Comments so far

  1. […] sobre isso que trata o episódio número 17 do PodCast Decodificando, no qual a Amanda, o Jonny e eu falamos um pouco sobre o que, como acontece e quais as […]

  2. Daniel Anand on December 29th, 2008

    Terminei de ouvir o episódio 17. Gostei do assunto, mas infelizmente fico um pouco mais cínico ao ver outro ano começando com tantas histórias tristes sobre o quanto são explorados nossos recursos naturais sem qualquer retorno para as pessoas, mas só para as empresas envolvidas, geralmente multi-nacionais.

    Tenho amigos que trabalham com bio-informática aqui em Campinas, e que acompanham casos de registros de patentes no exterior de material genético que só existe no Brasil, e isso é realmente um absurdo. Mas enquanto os EUA/Japão e outros não-assinantes de nada continuarem com a atitude habitual, de nada nos valem as OMC, ONU e organizações mundiais.

    De qualquer maneira, foi um podcast bastante informativo. Teve somente um probleminha de ruído no finalzinho do cast, mas a qualidade do áudio em geral está muito boa. As vinhetas estão legais, mas não dá pra entender direito o que se fala. Pelo menos não com os fones do meu iPod. 😉

    Feliz Ano Novo para toda a equipe do Decodificando!

  3. Jonny on December 29th, 2008

    Nem me fale no ruido!

    Eu tirei durante a edição, mas eu falo “E agora, vamos terminar com o padrão decodificando de qualidade e vamos ligar o notebook na tomada”. Foi justamente nessa hora! não tem filtro de ruido que de jeito nessa #&¨$%¨&$#$%# de notebook! no meu iPod Touch :p o ruido fica infernal!

    Valeu!

  4. Igor Bellino on December 29th, 2008

    Pessoal, achei muito legal o ep. 17!
    Parabéns mesmo… Acho que o mix de conhecimentos deu um ‘samba’ muito bom.

    Quero atentar para um ponto complementar a toda esta dicussão: a 3a guerra mundial. Longe de mim fazer apologia a guerra, ou ainda, prever esta catástrofe (Sou Paz, Amor e Web), mas o fato é que esta pirataria pode beneficiar muito alguns e detonar outros. Imagimem quantos pesquisadores já não descobriram coisas e guardaram só pra si. Antídotos, coquetéis verdes e ‘curas’ de modo geral extraídos do nosso chão. Todos sabemos que as armas de uma (improvável) próxima guerra serão biológicas.

    Ok, ok… Posso estar pirando além da conta. Mas hoje em dia todas as pirações são válidas.

    Abraços do Igor Bellino.

  5. Cleoni Meneghetti on December 31st, 2008

    Olá
    è a primeira vez que estou visitando o blog e ouvindo o podcast, achei muito legal e bem produzido.
    Não sou ligado a area de direito, trabalho com propaganda e Marketing, mas é sempre bom saber e ficar por dentro de alguns direitos.
    vou terminar de ouvir meu IPOD, pois não posso carregar meu MAC para a academia.

    Um Feliz 2009
    Cleoni Angelo Meneghetti
    Campo Bom – RS

  6. […] Caso queira concorrer a um exemplar do livro, ouça o episódio 17 do Podcast Decodificando, onde damos mais detalhes de como participar do sorteio! Agradeço a Editora Agir e o pessoal da […]

  7. Fernando Nascimento on January 12th, 2009

    Parabéns pelo site, adorei! Eu gravei no meu Mac e depois ouvi no meu ipod.
    O problema do Brasil é sempre administrativo, porque quem administra tudo são os políticos e por mais boa vontade que eles tenham não são administradores. Isso explica a bagunça que é esse país. O controle da bio-pirataria não é complicado, basta organizar e utilizar a verba de maneira inteligente. Mas geralmente a pessoa escolhida por um político para o cargo é outro político que não entende nada do assunto e o resultado a gente já sabe.

  8. Sinkos on January 14th, 2009

    Muito bom o episódio, morei no Mato Grosso por 10 anos na cidade de Alta Floresta, o próprio nome já uma descrição do que existe na mesma. Sempre que eu passava pelas estradas que circundam a cidade eu acabava encontrando diversos turistas de outros países observando a mata e coletando materiais sabe-se la para que e como não existe uma fiscalização no aeroporto, muito desse material deve acabar em outros países. Na cidade também ocorre o oposto, ela foi invadida por um tipo de caramujo que devido a falta de predador acabou se alastrando rapidamente. Hoje em dia resido em Foz do Iguaçu, e quando visito o parque nacional do iguaçu percebo uma preocupação em relação aos guardas para evitar que material biológico seja coletado, inclusive uma amiga minha quase foi presa quando tentou levar uma samambaia para casa hehe. Uffa, consegui escutar, quase fiquei sem bateria no iphone!Hehe

    Beijos e Abraços

  9. Philipe Cardoso on April 25th, 2009

    Parabens pelo episódio ficou de mais, já assinei no Itunes e baixei para meu Ipod Touch, aliás to baixando vários para ouvir a cada dia de viagem pro trabalho rsrs

    Busão vai ser mais divertido e informado.

    Att
    Philipe

  10. gate.io kullanımı on May 20th, 2023

    I am a website designer. Recently, I am designing a website template about gate.io. The boss’s requirements are very strange, which makes me very difficult. I have consulted many websites, and later I discovered your blog, which is the style I hope to need. thank you very much. Would you allow me to use your blog style as a reference? thank you!

Leave a reply