Decodificando 22 – Vírus, castração química e algas

Decodificando22

Demorou, mas saiu!!! Neste podcast filosofamos para descobrir “se vírus é vida”, discutimos a castração química em pedófilos e falamos sobre o papel biológico e econômico das algas.

Abertura: Sr Froide – Podcast Negação Lógica
Vírus é vida? – Participação do Atila Iamarino (@oatila) do blog Rainha Vermelha
Castração química para pedófilos (coluna do Cony & Xexéu na Rádio CBN)
Algas – Papel biológico e econômico

Não deixe de colocar um comentário com perguntas, críticas, sugestões, complementos ou sua opinião sobre os assuntos abordados! E não esqueça de assinar o feed de nosso podcast!

Episódio 22 (MP3, 64 kbps, 85′57″, 40,31MB)
[audio:http://feedproxy.google.com/~r/decodificando_podcast/~5/gI_eGFYsPGg/Decodificando022.mp3]
Episódio 22 baixa qualidade
(MP3, 16kbps, 85′57″, 10,09MB) – Para conexão discada / celular.
[audio:http://www.decodificando.com.br/podcasts/Decodificando022low.mp3]
Episódio 22 zip
(MP3, 64 kbps, 85′37″, 38,06MB)

Compartilhe este texto via Orkut Compartilhe este texto via Facebook Compartilhe este texto via Twitter Compartilhe este texto via UEBA

15 Comments so far

  1. Bruno Cezar on October 9th, 2009

    Muito bom esse Decodificando, foi muita boa a aula sobre vírus, mas como estou no 7° ano, acho melhor deixar para entender em outros anos. Parabéns Amanda por ser Mestra, você deve ter estudado muito para isso, parabéns! Como os outros podcasts anteriores, esse ficou 10! Parabéns, e imaginar que conheci os podcasts pelo Decodificando, em uma busca pelo Google. Braços!

  2. Carlos Minhoca on October 9th, 2009

    Poxa, finalmente um Decodificando com a Biologia como carro chefe. Como biólogo, sempre achei que a Amanda falava muito pouco nos casts. Não que isto diminua meu interesse pois também gosto muito de tecnologia e estou aprendendo a me interessar pelo direito com a Dani.
    Como ainda não ouvi o episódio, comento novamente após ouvi-lo.

  3. Carlos Fran on October 10th, 2009

    Caraca! Que tese… 😀
    Parabéns novamente, Amanda!

    # Familia
    Família e dinheiro é um assunto complicado, melhor deixar herança de lado.

    #Vírus

    Papo muito bom. Lembrei de um filme que assisti (Scrammers) onde robôs evoluem, tomam a forma humana.

    # Justiça
    O que é um bom advogado?!
    Meu ponto de vista é que um bom advogado trabalha pela justiça. Toma conhecimento do que seu cliente praticou e trabalha para que ele pague apenas pelo que ele fez, e não livre a cara dele. Mas a maioria dos advogados se aproveitam das brechas das nossas leis (que não são poucas) e acabam livrando a cara de qualquer bandido que tenha dinheiro para paga-lo.
    É difícil ser justo e ainda mais difícil quando se tem leis horríveis…

    # Teoria Social da Dani (Papel das algas)
    “eu quero produzir meu próprio oxigênio…” (que nerd!!!)

    Produzir mais algas, mais peixes, mais pescadores…

    Pescadores felizes, maior reprodução, mais crianças, maior consumo de oxigênio… (ciclo reinicia).
    Mexer na natureza não é uma coisa tão simples. Talvez a teoria do George Carlin ( http://www.youtube.com/watch?v=X_Di4Hh7rK0 ) seja verdadeira 😀 e existimos apenas para produzir o plástico necessário ao planeta… rs rs

    Fito->luz, planto->bichinho que fica na água… NÃAAAOOO!!! (bummmmm!!!)
    Adotando as hashtags #jonnyfail #euri

    Queria agradecer ao Jonny pelo extra no final do episódio 😀 valeu!!!

    PS: Explicando O (suposto) vinculo de ligação de vocês. Entre as áreas de interesse da Dani está “Tecnologia” que é uma das áreas de interesse do Jonny. O Jonny além de ter interesse em Tecnologia (assim como a Dani) gosta de Biologia – a paixão da Amanda. E a Amanda é a paixão do Jonny 😀 Entenderam?! Se não… esqueçam hehehe

  4. Carlos Minhoca on October 13th, 2009

    Gostei muito da participação do Atila do Rainha Vermelha. Realmente esta questão em torno dos vírus é um dos pontos mais polêmicos dentro da biologia e me lembro que ja discutia isto desde meu primeiro perído na universidade.

    Em relação ao caso da relação entre o consumo de algas e a baixa ocorrência de AIDS, não conheço a pesquisa que a Amanda citou, mas deve ser analisado bem mais profundamente. Por exemplo: a alga citada pode até ter um efeito inibidor sobre o vírus, mas também teria de se checar os habitos da população e o background genético.

  5. Renato de Recife on October 13th, 2009

    Muito bom o episódio, parabéns!

    Não saco nada de biologia e nunca imaginei que as algas pudessem estar presentes em tantas coisas do nosso dia a dia ou que pudessem ter tantas utilidades práticas.

  6. Tatsuo Adachi on October 14th, 2009

    Adorei o podcast, um dos melhores.

    #família
    *acho que seria interessante comentar sobre herança
    *por que a sogra é eterna? qual a sua importância? não mudaram isso no novo código civil?

    #vírus
    *achei super legal, com várias informações novas
    *a doença “kuru” ou Doença de Creutzfeldt-Jakob ocorre por questão cultural onde tribos africanas canibais comiam seus inimigos, imaginando que conseguiriam sua coragem. as mulheres e crianças comiam partes menos nobres como vísceras e cérebros.

    #ultraman
    quem sabe um quebra galho
    http://f.hatena.ne.jp/ozasikiwarasi/20080115175800
    http://f.hatena.ne.jp/ozasikiwarasi/20080115175759
    http://f.hatena.ne.jp/ozasikiwarasi/20080115175758
    http://f.hatena.ne.jp/ozasikiwarasi/20080115175757
    http://f.hatena.ne.jp/ozasikiwarasi/20080115002739

    #alga
    *realmente no Japão comem muito alga, frutos do mar e peixes. entretanto há grande produção de legumes

    #amanda
    *parabéns pelo mestrado, apesar do título 😉
    *com o pré-sal, o bio-combustível pode ficar em segundo plano, então por que não cultivar algas nas saumoras no nordeste para produzir plástico/embalagem biodegradáveis (um ex. -> a segunda chinês mais rica é dona de uma empresa de embalagens biodegradáveis)
    *por que não usar algas para produzir adubo e alimento para animais?
    *leia o livro “o segredo de luísa” de fernando dolabela

    #queremos mais biologia no decodificando
    continuem com o bom trabalho

  7. Felipo Bellini on October 21st, 2009

    Massa, adorei!

    que aula de virus em!

    XD

    parabéns senhora mestra!

  8. Rodrigo Colombaro on October 22nd, 2009

    Nossa, que episódio excelente!
    A leitura de comentários no início, com direito a uma superaula de vírus foi incrível! Gostei muito mesmo! Tudo impecável!

    Fiquei chocado quando, por acaso, achei um artigo sobre futuras baterias. Adivinhem? Algas e vírus são as novas promessas em termos de energia! Confiram vocês mesmos: http://www.baixaki.com.br/info/2945-novas-baterias-que-prometem-mudar-as-nossas-vidas.htm

    Um grande abraço e até mais!

  9. Alexandro Gesner on October 22nd, 2009

    Viram? Vocês escreveram que o podcast demorou (eu não achei). Mas, mais uma vez, arrasaram.
    Parabéns duplo à Amanda: pelo Mestrado e por ter acertado a pronúncia do nome (é AleKSandro mesmo). =)

    Obrigado ao trio pela oportunidade de ouvir este episódio super divertido. Eu ri muito. As traduções da Dani para os termos técnicos são muito cômicas. Mas ela não está só: fiquei surpreso várias vezes com as informações da participação do Átila. Fantástica a interação de vocês. Além disso, registro meu desejo de ver a gravação de um episódio em breve.

    O debate sobre vírus e o conceito de vida foi tão bom que deixou um gostinho de “quero mais”.
    Sobre a pedofilia, concordo com a Amanda (Tolerância zero).
    A explanação sobre as algas foi bastante oportuna pois evidenciou a relação entre todos os seres vivos, desde os menos complexos como as “plantinhas da água que a gente não vê”. Rs

    Importantes as pontuações que surgiram sobre a qualidade do ensino. Gostaria de ouvir as opiniões de vocês sobre estratégias mais eficazes que possam trazer ao cotidiano da educação escolar o exercício constante da responsabilidade social (Dani), o uso responsável das tecnologias (Jonny) e a preocupação com a sustentabilidade de nossas ações (Amanda).

    Pérola do episódio:
    “Fito: luz; plâncton: os bichinhos que ficam na água” (O Jonny Ken é imbatível.)

    Abraços e até o próximo episódio.

  10. Raphael Lima on October 31st, 2009

    Olá pessoal muito bom o poscast de vcs! n conhecia ate a alguns dias e ja vi os ultimos 5 e gostei muito, bastante informativo! vou adorar se vcs continuarem o bom trabalho =D

    parabens!

  11. Rogerio Riyud (29, Japão) on November 6th, 2009

    Olá Decodificando, muito bom o #22, gostei da participação do Atila, visitei o blog Rainha Vermelha e achei muito interessante… Parabéns a todos.
    Esperando pelo próximo episódio DECODIFICANDO…

  12. Mirian on December 7th, 2009

    Oi pessoal, ha algum tempo escuto vcs, mas nunca comentei. Adoro as “viagens” que vcs fazem no podcast de vcs. Me divirto muito!!!! rsrsrsrs…. Sempre penso em fazer varios comentario, mas dai , chego em casa e acabo esquecendo…. de qualquer maneira o que me trouxe aqui hoje foi um comentario que a DAni fez, e que todo mundo riu dela, acho que foi nesta edicao aqui, espero nao estar errada. A Dani brincou/viajou que pudesse chegar o dia onde haveriam produtos que mudassem nossos genes e dai mudariamos nossas caracteristicas fisicas… bla,bla, bla… e alguem disse que era provavel que o teletransportador fosse fabricado primeiro..r.srsrsr… pois bem, eu acho que a Dani nao viajou e acho tambem que o teletransportador vira depois. Espero nao estar falando besteira, mas eu vivo aqui nos Eua e eu adoro cosmeticos. Eu vou nas farmacias, shoppings e sempre acompanho os lancamentos de cosmeticos. Ultimamente venho vendo uns lancamentos de creme para o rosto onde eles dizem que vai ativar o gene, ou seja, vc usa o creme e seu gene (sei la, da pele deve ser…) vai voltar a ser como era quando vc era jovem. Bom, eu creio que eh isso, e esse ja eh um comeco para os produtos que a DAni falava….rsrsrs… se querem conferir o que eu digo eh so entrarem por exemplo no site da Lancome, tem um novo creme que chama :Lancome Genifique Youth Activating Concentrate e a proposta dele eh esta…”Youth is in your genes. Reactivate it.* Discover the skin you were born to have.

    Lancome invents its first skincare that boosts the activity of genes.**

    Enfim, eu ja vi outra marca de cosmetico, bem famosa aqui dentro dos eua fazendo propaganda de mudanca de gene para melhor, tambem!

    Bom, eh isso ai, adorei escrever para vcs, espero que o que eu disse tenha servido de alguma coisa…. rsrsr…. beijao a todos.

  13. binance referral code on April 21st, 2023

    Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

  14. Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me. https://accounts.binance.com/bg/register?ref=V2H9AFPY

  15. Reading your article has greatly helped me, and I agree with you. But I still have some questions. Can you help me? I will pay attention to your answer. thank you.

Leave a reply