Como ouvir um podcast?

Ouvindo Podcast
(retirado do site pedroaxl.com)

Na maioria das vezes que a gente chegava para amigos nossos e divulgava o nosso podcast, eles simplesmente vinham e perguntavam: “Mas o que raios é podcast?”. E a resposta mais simples, para não ficar enrolando muito é sempre “é um programa de rádio mas pela internet”. E até que fazia sentido na hora, já que eles sempre entraram no site e apertavam o play para ouvir! Só que isso para mim é streamming, e não podcast!

Na verdade o conceito de podcast é bem mais complexo. Mas como eu estou com preguiça de escrever, já que tem vários textos na internet falando a respeito, vou colar abaixo um email que eu enviei para o Gandhi, um amigo meu, para mostrar as vantagens do Podcast!

“Fala Gandho (e para todos que gostam de tecnologia)

Bom, essa coisa de podcast tem a ver com um conceito que o pessoal inventou de web 2.0. Antigamente com jornais e revistas você tinha a vantagem de ler somente as noticias/reportagens que você precisava, mas com a desvantagem da desatualização da informação.

Com a chegada do rádio e da TV, as notícias passaram a ser imediatas, porém com a desvantagem (ou não) de o assunto de seu interesse estar no meio de um monte de assunto que não te interessa.

Quando popularizou a internet (www), o melhor dos 2 mundos se juntaram. Você podia procurar o assunto que você quer e com a “velocidade inigualavel do rádio” (como diria o cara da Jovem Pan).

Só que hoje existe um conceito que diz que não é você que tem que ir procurar as notícias, e sim que as notícias que te interessam devem vir até você. Ai surgiu o conceito de RSS (alguns chaman de Feeds, outros de XML). Se você utiliza o Firefox (
)ou o Internet explorer novo, você pode clicar em um botãozinho laranja no site (ou na barra de navegação) que ele automaticamente já gera
um botão no seu navegador com uma lista para ver as notícias interessantes na área que você escolheu . Ou seja, se antes eu perdia 2 minutos para ver todas as noticias do site da Infoexame (de informática), agora basta apenas 5 segundos. O tempo de um único clique! Tem programas que baixam todo o conteúdo do RSS para um celular ou palm e você pode ler em qualquer lugar.

Resumindo: 1o você clica no RSS da página, tanto no endereço

RSS no endereço

Ou na própria página

Pegando o RSS

Depois é só clicar no navegador!

Veja as últimas notícias

Onde o Podcast entra nisso? O Podcast nada mais é do que baixar as noticias por RSS, só que em audio e não em texto! Todo meu trajeto de carro é feito ouvindo as noticias relacionadas a tecnologia. Quando eu tenho que enfrentar uma fila no banco, posso aproveitar meu tempo e ficar sabendo das ultimas novidades da ciência. A facilidade de transporte do rádio com a vantagem do conteúdo da internet . Mesmo para quem não tem um mp3 player é bem interessante. Se você raramente ouvia um programa de chorinho na rádio, com certeza vai achar um podcast nessa área. Para quem gosta de música como você e não acha nada de novo (no caso, nada antigo) nas rádios, pode experimentar.

Atualmente, ao acordar eu ligo meu computador já com o meu mp3 player conectado e vou tomar banho e tomar café. Quando eu vou sair de casa, ele já está carregado com todo o conteúdo novo dos podcasts do dia! (Informática, a coluna diária do Max Geringher e alguns de musica e entretenimento, como o “momento retrô”) “

Foi isso! O que eu quero mostrar hoje é como baixar os podcasts utilizando o programa mais conhecido para essa finalidade: O Itunes! Ao contrário do que muitos pensam, ele é ótimomesmo para quem não tem Ipod! Você pode substituir o windows media player tranquilamente, já que ele faz tudo que o wm faz e mais um pouco, como comprar músicas na loja da Apple (menos no Brasil) ou gerenciar melhor suas músicas.

Mas como o assunto é podcast, vamos lá!

1- Baixe o Itunes no site da Apple (36mb, mas para quem vai baixar vários podcasts, isso nem é tão grande)

2- Instale o Itunes

Instale o Itunes

3- Depois de Instalado, Abra o Itunes

Abrindo o Itunes

4- Vá a algum site que tenha um podcast e copie o RSS do podcast

Copie o RSS do Podcast

5- Volte para o Itunes e entre em “Advanced > Subscribe to Podcast

Advanced > Subscribe to Podcast

6- Cole o RSS do Podcast que você deseja no Itunes (botão direito do mouse > colar)

cole o RSS

7- PRONTO! O Podcast já está no Itunes!

O podcast está no Itunes

Como Atualizar os Podcasts

Na teoria, toda vez que você abrir o Itunes, ele vai checar todas as listas para ver se chegou alguma coisa nova! Mas se você deixar ele ligado o dia todo, é interessante fazer uma atualização manual. É só clicar com o botão direito do mouse e atualizar a lista (Update Podcast)

Atualizando a lista do podcast

Baixando um Podcast

Sempre que você baixar um RSS, atualizar o RSS ou abrir o Itunes ele vai baixar o podcast mais recente do RSS, caso você ainda não tenha baixado. Para baixar os mais antigos, basta clicar no Botão GET

Botão Get do Itunes

Depois disso, aparecerá um iconeno canto esquedo indicando quantos podcasts estão sendo baixados

Baixando podcast

Para ver como anda o download do arquivo, clique em “Downloads”

Verificando os downloads no Itunes

Baixando seu podcast para seu MP3 Player

Não sei como funciona no Ipod, mas acho que é simplesmente conectar que ele já copia automaticamente. Mas como a maioria das pessoas que vão copiar para dispositívos móveis vão ouvir em algum outro player ou celular (como o meu caso), a solução mais simples é selecionar os podcasts que você quer (Deixe o CTRL no teclado apertado, e vá clicando com o mouse quais você quer), clique com o botão direito do mouse e selecione a opção COPIAR!

Copiando os podcasts

Agora basta ir na pasta do seu player e colocar COLAR.

Simples!!!!! Importante lembrar que você tem outras maneiras de ouvir um podcast, como queimando um CD de dados ou de música para ouvir no carro ou diskman, ou no próprio computador!

Qualquer dúvida é só deixar um post!


Compartilhe este texto via Orkut Compartilhe este texto via Facebook Compartilhe este texto via Twitter Compartilhe este texto via UEBA

5 Comments so far

  1. Dani on June 15th, 2007

    Mto informativo Jo u.u quem sabe eu baixo esse troço.

    Mas dificilmente eu vou usar em casa, porque eu acordo, me troco em uns 5 min e ja venho para a empresa (por isso chego pontualmente as 8 u.u)

  2. Jonny on June 15th, 2007

    Dani, agora que você comprou um “ipod” vc pode começar a baixar os podcasts assim 🙂 re re re

    Beijos!

  3. Ingrid on February 3rd, 2010

    Cara, eu sempre tive preguiça de procurar saber oq exatamente esses “tais” de RSS e podcast fazem (apesar de fzr informática rsrsrs). E realmente vc conseguiu simplificar o significado de tudo e me fazer entender!! Com essa vida corrida que levo FINALMENTE vou poder me informar somente com aquilo que me interessa…n sei pq nao procurei saber disso antes ^^

    Parabéns!!!!

  4. Cryptocurrency Prices on May 30th, 2023

    The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you. https://www.gate.io/id/signup/XwNAU

  5. gate.io on June 3rd, 2023

    I have read your article carefully and I agree with you very much. This has provided a great help for my thesis writing, and I will seriously improve it. However, I don’t know much about a certain place. Can you help me? https://www.gate.io/zh-tw/signup/XwNAU

Leave a reply