Decodificando 15 – Brasil, um país laico?

Jonny, Amanda, Dani, Paula e Carlos

Jonny Ken, Amanda Wanderley, Dani Toste, Paula Signorini e Carlos Hotta

(Antes de começar, gostaria de pedir desculpas por causa do chiado em alguns segundos do podcast! Deixei meu celular ligado ao lado do notebook, e sempre que ele verificava os emails, o sinal dava interferencia no microfone.)

Nesta edição especialissima, Amanda Wanderley, Danielle Toste e Jonny Ken juntamente com os convidados Carlos Hotta , do Brontossauros no meu jardim e Lablogatórios e Paula Signorini do Rastro de Carbono discutem se o Brasil é realmente um país laico conforme a constituição diz, ou se é tudo conversa.

Até em que ponto a religião pode e deve interferir nas ações do estado e da ciência?

Participações especiais do juiz Jorge Alberto Araujo , do blog Direito e Trabalho,  e da Maira Begalli , do PLUrality and enviroMEnt.

Vocês podem acompanhar a discussão que aconteceu no Twiiter através da tag #decodificando

Downloads (clique > para ouvir):

Episódio 15 (MP3, 64 kbps, 85′14″, 39,9MB)
[audio:http://feeds.feedburner.com/~r/decodificando_podcast/~5/425983147/Decodificando015.mp3]
Episódio 15 baixa qualidade
(MP3, 16kbps, 85′14″, 10,0MB) – Para conexão discada / celular.
[audio:http://www.decodificando.com.br/podcasts/Decodificando015low.mp3]
Episódio 15 zip (MP3, 64 kbps, 85′14″, 39,5MB)

Pauta:

00’00” – Abertura: Claudia Regina do Blog Mulher Design
01’00” – Apresentação: Paula Signorini, do Rastro de Carbono
01’40” – Apresentação: Carlos Hotta, do Brontossaoros em meu jardim & Lablogatórios
02’20” – Direito de Resposta dado ao Canha, do Digital Paper
04’00” – Prêmio Podcast 2008 – Vote Decodificando!

Prêmio Podcast 2008

05’20” – Propaganda eleitoral via telefone
09’00” – Comentário em audio do Renato Giovanni do Pod ser ateu
12’00” – Quais os motivos que o casamento homosexual não é legalizado no Brasil
14’30” – Acessibilidade pelo mundo
16’00” – Acessibilidade em Amsterdam – Por Daniel Duclós – http://www.ducsamsterdam.net/
21’45” – Nova lei de estágio
23’35” – Brasil, um país laico?
23’40” – O que é um país laico? Liberdade de consciência, Liberdade de crença e Liberdade de culto
25’00” – Entrevista: Juiz Jorge Alberto Araújo, do blog Direito e Trabalho
33’30” – Estado X Religião: Inquisição
34’40” – Crimes contra a fé: Galileu Galilei
38’30” – Evolução da religião X direito no Brasil
41’30” – Fusão Igreja X Estado na inglaterra!
43’00” – Efetivamente, o Brasil é um país laico?
50’00” – Comentários via Twitter. Participação da Maira Begalli , do PLUrality and enviroMEnt.
54’30” – Ciência X Religião – Igreja Universal a favor do aborto de anencéfalos!
56’10” – Quem define quando o feto “tem alma”? A ciência ou a religião?
56’50” – Testemunhas de Jeová – O Estado pode obrigar a fazer uma transfusão de sangue?1
60’00” – Corpo, mente e espírito – Efeito placebo.
63’00” – E os países não-laicos?
66’00” – Quando o barulho dos cultos entra na sua casa, o que fazer?
68’00” – É correto o Ensino Religioso em escolas públicas?
73’00” – Quando a religião interfere nas pesquisas científicas?
77’00” – Leitura de um trecho A dança do Universo[bb].

Compartilhe este texto via Orkut Compartilhe este texto via Facebook Compartilhe este texto via Twitter Compartilhe este texto via UEBA

20 Comments so far

  1. Paula on October 20th, 2008

    Oh pessoal bonito!

  2. Vanassi on October 20th, 2008

    Denso e bastante informativo. Muito bom, parabéns!

    PS: Galileu, Galileo, Galilei, hehehe, eita nominho complicado! =D

    Abraço.

  3. Leandro - 29 anos - Campo Grande/MS on October 20th, 2008

    Dae galera!

    Muito legal o cast!
    Vocês precisam levar mais a sério esse trabalho (gravar mais vezes!) 😀

    Realmente um tema polêmico. Essa mistura básica entre Religião e Estado sempre deu ‘panos pra manga’. Mas vejo que o Brasil, no que se refere ao Estado, é mais católico do que qualquer outra religião/crença. Como disse a Dani, é mais um tradicionalismo, coronelismo.

    Apesar de católico, penso que muitas coisas na Igreja Católica são equivocadas e ultrapassadas. Infelizmente as Igrejas sobrevivem de dízimos e doações, o que as levam a cada vez mais ‘apelar’ para trazer mais e mais fiéis.

    Deus é muito subjetivo. É particular de cada um. Claro que quando você nasce, na grande maioria, você é batizado na Igreja Católica, para não vagar pela Terra como pagão. Alguns, depois de adultos e donos dos seus narizes, decidem ficar, escolhem outra ou decidem não ter religião.

    Depois de crescidinho, vem aquela dúvida sobre o que existe ou não existe. Claro que você sempre teve a referência do catolicismo. Mas a dúvida vem e você começa a pensar: será que as religiões não são apenas grandes manipuladoras em massa? Parece fácil acreditar nisso. Como disse, vai de cada um.

    Parabés pelo trabalho!

    Grande Abraço!

  4. Juca on October 21st, 2008

    Boa-noite, pessoal!

    Enquanto ouço o podcast, estou passando justamente pela situação da pergunta: “Quando o barulho dos cultos entra na sua casa, o que fazer?” rsrs

    Penso exatamente isso que foi dito por uma das meninas (desculpe por não lembrar o nome), que eu não sou obrigado, dentro da minha própria casa, a ouvir o culto deles. Já fui educadamente pedir para que fizessem o culto de maneira que não me incomodasse, mas eles não querem saber de acordo.

    Infelizmente, respeito e educação não é o forte deles. Já pedi auxílio do Disque Psiu (aqui em Sampa), mas acho que eles nem vão aparecer por aqui. rsrs

    Próximo passo: procurar uma delegacia e abrir um BO, tentando usar exatamente isso: o estado laico, que me dá o direito de não cultuar nenhuma religião, ainda mais dentro da minha casa. rsrs Será que terei que entrar com um processo civil? rsrs

    Adorei o podcast. Parabéns a todos!
    Abraços, pessoal!

  5. Ostrock on October 21st, 2008

    Olá pessoas, bem legal o episódio.

    Nunca havia parado para pensar nesta questão pois sempre a encarei da perspectiva de que o “Estado é laico mas não ateu”.

    Quanto ao que o jorge disse, com a devida vênia, discordo, o primeiro e principal brocardo latino que se aprende nos bancos de direito é o “ubi jus ubi societá, ubi societá ubi jus”, que representa a dicotomia dos influxos do direito como fator de modificação da sociedade e a sociedade como modificadora do direito, assim, concordo com a Paula.

    Se o Estado é a união das pessoas que o compõem e a maioria não é atéia, não representa ofensa, à maioria, a mensão de Deus na constituição ou em outras leis, mas concordo com a Dani que justificar a propositura de uma lei embasando em Deus é um pouco demais.

    Por fim, concordo com o Jonny, o problema não é o Estado ser laico ou adotar oficialmente determinada religião, o problema é o fanatismo exarcebado que incentiva ou não reprime.

    Abraços.

  6. […] justamente o que eu fiz hoje para poder ouvir o programa do Decodificando em que fui entrevistado para falar sobre a minha impressão acerca da la…. O programa é muito divertido, inclusive com direito, no final, de se ouvir os “erros” […]

  7. […] mais sobre o papel do Estado na garantia da liberdade religiosa, ouçam o Episódio número 15 do PodCast Decodificando. É possível ouvir os episódios no player que fica na barra lateral […]

  8. […] Em Brontossauros @ 23.Oct.2008. por Carlos Hotta. Eu e a Paula podemos ser ouvidos no divertido Decodificando, “um podcast que fala de código genético, jurídico e código fonte”. Nós demos o […]

  9. Fino on October 23rd, 2008

    Oi Jonny, Amanda e Dani,

    Desculpem o post longo, mas queria comentar o caso específico Galileu x Inquisição, sempre citado nessas discussões. É que estou estudando isso mais a fundo bem agora e, como sempre acontece, a coisa parece mais complicada quando enfiamos a cabeça nela.

    Como a Dani falou, a questão do heliocentrismo não era o problema que a Igreja queria enfrentar quando podou o Galileu, já que o trabalho de Copérnico passou ao largo por 50 anos. Parece que a oposição foi política e diretamente relacionada ao Galileu, e o motivo encontrado foi o heliocentrismo.

    Galileu era um osso duro, arrumou brigas dentro e fora da Igreja (principalmente contra os cientistas jesuítas, muitas vezes com muita retórica e pouca ciência). Pra completar, colocou palavras escritas pelo próprio papa, seu amigo pessoal e antigo mecenas, na boca do personagem do seu livro que tinha as opiniões mais bobas sobre todos os assuntos. Pra se ter uma idéia do quão depreciativo foi esse episódio, basta o nome do personagem, que reflete sua inteligência: Simplício.

    Os biógrafos mais modernos de Galileu (ex.:Mario Biagioli) acreditam que o que aconteceu com ele foi uma trajetória muito comum a artistas e cientistas da época: “a queda do favorito”, ou seja, um sujeito que antes era financiado e estimulado, de repente perde o apoio dos seus antigos mecenas. Esses biógrafos argumentam que Galileu começou a fazer barulho e levou um cala-boca da Igreja ao melhor estilo “Bernardo Guy” (pros que conhecem “O Nome da Rosa”).

    Parece que o estereótipo do Galileu-herói apareceu bem depois de todos esses episódios, em livros de história ingleses do século XIX. Pra variar, representam a opinião reproduzida de um ou dois autores, que achavam que a “fabricação” de um Galileu-herói facilitaria a construção de um argumento que opusesse o esclarecimento e progresso da ciência ao obscurantismo e atraso religioso. Nesses livros, outros episódios similares são “narrados”, como Colombo x bispos espanhóis, cientistas árabes e começo do Islã etc.

    O que não quer dizer que o papa não fosse geocentrista, isso ele era mesmo.

    Tem uma palestra sobre o tema que está online:
    http://hua.umf.maine.edu/Reading_Revolutions/Galileo.html

    Além do excelente livro do Stephen Jay Gould sobre o tema religião x ciência, que também trata desse episódio:
    Rocks of Ages (Pilares do tempo). Stephen Jay Gould, 1999.

    Abraços e parabéns pelo podcast!

  10. Amanda on October 23rd, 2008

    Olá Fino! Quem falou fui eu e não a Dani!
    Obrigada pelos maiores esclarecimentos. Também recomendo o livro A Dança do Universo, do Marcelo Gleiser, do qual retirei o trecho que li no fim do episódio. Vamos prestigiar um cientista e escritor brasileiro!
    Abraço

  11. daniduc on October 24th, 2008

    Opa! Parabéns pelo episódio – e brigado por ler o meu email melhor do que eu escrevi (eu tenho uma recusa inconsciente profunda em usar o pronome oblíquo e uma dislexia grave ao usar o teclado). E tenho que dizer que o comentário “Será o Vaticano um país laico?” foi o melhor do dia. Hahaha! 😀

    BTW – O Vaticano é uma cidade estado com governo eclesiástico, oficialmente um país a parte. Sim, a autoridade é do Papa, que aponta um cardeal pra ser o presidente da cidade-estado por um mandato de 5 anos.

  12. Fino on October 31st, 2008

    Olá Amanda,

    desculpe, sempre confundo a voz das duas no podcast! Queria contar pra vocês que dei uma palestra sobre a controvérsia do criacionismo na EACH-USP (mais conhecida como USP-leste) e recomendei o podcast sobre estado laico. É isso aí, vamo com tudo!

  13. Fagner on October 31st, 2008

    Só uma observação sobre Galileu:

    Na época do iluminismo, o físico rebelde da Renascença foi consagrado como mártir da ciência, vítima da tirania obscurantista. Mas não foi nada disso. Galileu não sofreu processo por suas idéias, mas por ter insultado o Papa. O pontífice não podia suportar calado a ofensa nem queria castigar o insolente, que era seu afilhado de batismo. Montou então um arremedo de processo, uma “pizza”: seu protegido se submeteria por uns instantes à humilhação de desdizer-se em público e em seguida seria liberado para continuar lecionando o que bem entendesse, sem voltar a ser perturbado pelos inquisidores.
    Não quero tornar um simples comentário em um ensaio sobre o tema, mas sugiro que leiam o processo sobre o caso Galileu.
    Até andei pensando em escrever um artigo à respeito, mas como ando um tanto sem tempo, só na semana que vem.
    Abraços!

  14. dri on November 4th, 2008

    Não consegui baixar no computador, queria salvar no micro-sd para escutar posterioremente em filas (etc), tem alguma incompatibilidade com o firefox? Só consigo rodar no player, queria salvar e ouvir depois num smarphone, como faço? No explorer dá?

  15. Jonny Ken Itaya on November 5th, 2008

    Oi Dri!

    Experimente clicar com o botão direito do Mouse em cima de “Episódio 15”, ao lado do player, escolha “salvar como…” e salve o arquivo MP3.

    Foi ótimo seu comentário. Vou alterar todos os players para que isso seja mais fácilmente entendível!

    Obrigado pela visita!

  16. klay coin yorum on March 4th, 2023

    Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

  17. Create Account on March 10th, 2023

    I have read your article carefully and I agree with you very much. This has provided a great help for my thesis writing, and I will seriously improve it. However, I don’t know much about a certain place. Can you help me?

  18. onwin güncel giriş on March 18th, 2023

    Thank you for great article. Hello Administ . Hacklink , Hacklink panel , Hacklink al Hacklink panel

  19. gate io telegram on June 10th, 2023

    This article opened my eyes, I can feel your mood, your thoughts, it seems very wonderful. I hope to see more articles like this. thanks for sharing.

  20. Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://accounts.binance.com/kz/register?ref=YY80CKRN

Leave a reply