Ainda sobre o milho transgênico

Como vocês viram nos posts da Dani e do Jonny, uma liminar proibiu a comercialização do milho transgênico no Brasil. É o dinamismo do mundo moderno!

A decisão foi tomada mediante à alegação de que as medidas de biossegurança devem ser explicitadas com antecedência, o que não foi o caso. A preocupação é que esteja garantida a coexistência do milho “natural” e aquele geneticamente modificado.

Mas, uma pesquisa recente deve colocar mais lenha na fogueira! Em maio, foi publicado pela Archives of Environmental Contamination and Toxicology (uma das vantagens de se estudar/trabalhar numa universidade como a USP é o acesso ao conteúdo de revistas científicas internacionais através da rede) um estudo relatando danos físicos em ratos (um dos poucos estudos com mamíferos) alimentados com milho transgênico da Monsanto Company (MON863). Entre os danos estão dimunuição do crescimento, toxicidade hepato-renal e aumento nos níveis de triglicerídeos nas fêmeas. Vixiiiiiiiii, será que estava enganada ao acreditar que não existem riscos para a saúde humana? Não sei… estudos vindouros poderão esclarecer. Aliás, neste estudo os autores salientam a necessidade de experimentos em longo prazo para investigar a natureza e real extensão das patologias. Entretanto, eles não afirmam que o milho é seguro.

É Dani, acho que até o episódio 20 muita coisa vai acontecer…

Visitantes, por favor, comentem!!!

Compartilhe este texto via Orkut Compartilhe este texto via Facebook Compartilhe este texto via Twitter Compartilhe este texto via UEBA

3 Comments so far

  1. […] [Editado: A Amanda respondeu em “Ainda sobre o milho transgênico”] […]

  2. Saci on July 5th, 2007

    Olá amigos decodificadores, tive uma dúvida sobre quais são as alterações gênicas dessa linhagem de milho transgênico… quais os objetivos das alterações? Lembrei da redução populacional das abelhas que está ocorrendo nos estados unidos… como tem sido abordada essa questão dos efeitos dos transgênicos sobre espécies não focais de ecossitemas próximos à áreas de cultivo? Acredito que esse custo ambiental deveria ser internalizado no preço dos alimentos transgênicos. Existe alguma regulamentação nesse sentido?

  3. Jonny Ken Itaya on July 5th, 2007

    Saci…

    Até aonde eu saiba, existem 2 alterações que foram feitas para esse milho. A primeira é a inserção de um gene que dá a resistência ao glufosinato, um herbicida bem forte para as plantas em geral, e também a alteração que causa a esterilidade da planta.

    Eu lembro do caso da diminuição das borboletas também. Mas eu não li muito a respeito. Vou perguntar para o pessoal da fisiovegetal para me informar melhor.

    Maiores informações no Podcast 3 e 4! 🙂

Leave a reply